terça-feira, 16 de junho de 2009

O pao nosso de cada dia...



O pao nao nos alimenta

o que nos dá de comer

é a palavra eterna de Deus

é a vida e é o espírito.

Das Brot ernährt uns nicht,
was uns im Brote speist

ist Gottes ewiges Wort,

ist Leben uns ist Geist.

Angelus Silesius - místico do séc. XV

O pao contem os frutos da terra, água, o fermento proporciona o elemento aéreo e o calor o transforma em delicioso alimento de tempos ancestrais. Assim temos diante de nós a substância material que penetra em nosso corpo e que os cientistas estudam até suas partículas menores, produzindo suas teorias quanto a alimentacao.
Mas segundo a afirmacao poética de Silesius nao é essa substância que nos alimenta e sim a palavra divina, a vida e o espírito. Os alquimistas denominavam essa forca de Quintecência.

Segundo desvendado por Rudolf Steiner, fundador da Antroposofía, existem nao só os citados elementos, mas o que ele chamou de éteres . Estes éteres correspondem ao lado sutil dos elementos ou polaridade oposta dos mesmos. Portanto, quanto mais materializada a substância elementar, mais sutil seu correspondente etérico. Assim temos:
  • terra - éter vital
  • água - éter químico (ou sonoro)
  • ar - éter da luz
  • fogo - éter calórico
O calor é o mais material dos éteres e o fogo é o mais etérico do elementos. O que aqui coloquei como duas diferentes substâncias para efeito de clareza, pode ser considerada como uma só que unifica éteres e elementos num agrupamento de sete níveis. O éter vital é o mais espiritual e a terra o mais material dessa escala:
  • éter vital
  • éter químico
  • éter luminoso
  • calor
  • ar
  • água
  • terra

Das Brot vom Korn

das Korn vom Licht
das Licht aus Gottes Angesichts.
Die Frucht der Erde aus Gottes Schein,
Lass Licht auch werden im Herzen mein.
O pao vem do grao
o grao vem da luz
a luz vem da face de Deus.
O fruto da terra vem do brilho de Deus,
que permita que se faca luz no meu coracao.


Para que a semente se transforme, desenvolvendo-se numa planta sabemos que ela precisa da terra, água, ar e calor. Mas, se a terra está desvitalizada, se a água nao promove reacoes químicas, a luz nao desperta o que se esconde nas trevas e o calor nao embala e envolve carinhosamente o ser vegetal que está por vir, podemos desde já esquecer o pao.

Se partimos do pincípio que matéria é espírito condensado, é preciso "visualizar" tambem o que fica oculto aos nossos sentidos físicos, mas que através da consciência ou do desenvolvimento de órgaos sensitivos mais sensíveis, pode ser revelado.
O ser humano encarnado depende dessas forcas mais sutis para permanecer vivo. Pois se falta o calor, a luz, processos químicos nao movimentam mais os líquidos e a vida nao pulsa mais nas veias, estamos simplesmente mortos. Abandonamos a nossa ferramenta essencial que nos permitiu viver como seres humanos encarnados em nosso querido planeta Terra. Portanto, fica claro que nao é só gracas aos elementos materiais que somos como somos e sim porque as forcas mais sutis permeiam os elementos do nosso corpo e dos alimentos naturais que ingerimos.

Levando em conta essa premissa, onde está essa qualidade em alimentos que saem das indústrias? Trabalhados com processos químicos inorgânicos que esterilizam e reduzem os alimentos à partículas materiais, como podem esses alimentos nutrir no sentido acima? E, como explicar o fato de pessoas que consomem essa alimentacao, continuam mesmo assim vivas e algumas até menos doentes que muitos fanáticos da alimentacao naturalista?

Penso que só pode ser por que nao é apenas o pao que nos alimenta e sim essas forcas que vivem em nos e ao nosso redor. Elas vivificam constantemente a natureza, ritmificam e reequilibram os processos catalizados pelas águas, iluminam a atmosfera que respiramos e nos aquecem para que possamos produzir a energia de que precisamos para pensar e agir.


Es keimen die Pflanzen in der Erde Nacht,
Es sprossen die Kräuter durch der Luft Gewalt,
Es reifen die Früchte durch der Sonne Macht.
So keimet die Seele in des Herzens Schrein
So prosset des Geistes Macht im Lichte de Welt,
So reifet des Menschen Kraft in Gottes Schein.

Germinam as plantas na noite da terra,
Brotam as ervas pelo forca do ar,
Amadurecem os frutos pelo poder do sol.
Assim germine a alma no interior do coracao,
assim brote o poder do espírito na luz do mundo
assim amadureca a forca do homem no brilho de Deus.

Rudolf Steiner








domingo, 7 de junho de 2009

Éter elementar

Paloma



Krieger des Lichtes



Heimkehr zur Wurzel heißt: Stille
Stille heißt: Rückkehr zur Bestimmung
Rückkehr zur Bestimmung heißt: Ewigkeit
Erkennen des Ewigen heißt: ERLEUCHTUNG

Laotse, Tao Te King

Guerreiro da Luz


Regresso às raízes quer dizer: silêncio
Silêncio quer dizer: retornar ao destino
Retornar ao destino quer dizer: eternidade
Reconhecer o eterno quer dizer: ILUMINACAO.



segunda-feira, 1 de junho de 2009

Pentecostes


Aus dem wachen Schlaf erwachen
Verborgenes Licht wird Flamme
Das Wort wird sichtbar, klar

Despertar do sono acordado
Luz oculta vira chama
A palavra se torna visivel, clara