domingo, 26 de julho de 2009

Iluminando


Eu sou aquele que abre seus olhos e faz-se a luz; ao fechar seus olhos desce a escuridao.

Palavras do Deus egipcio Ra inscritas no papiro de Turim, 1300 A.C.



No antigo Egito luz era a visao de Deus e suas lágrimas, o homem.



Algum tempo depois na antiga Pérsia a luz era dividida entre o grande Deus da criacao, Ahura Mazdao e o Deus das Trevas, Angra Manju ou Ahriman e assim a unidade deu lugar à dualidade.

Passeando pela história da luz, chagamos à Grécia antiga. De acordo com Empedokles, Afrodite, a deusa do amor fez os olhos dos Homens a partir dos elementos terra, água, ar e fogo que ficaram contidos no olho. Só ao elemento fogo foi dada a passagem e assim o fogo saía do olho humano e via os objetos. Assim os olhos emitiam seus próprios raios de luz.

Alguns séculos se passaram e para o evangelista Mateus "o olho é a luz do corpo" e o sol é apenas parte do processo de visao.

Passando entao por Platao, Aristoteles, os sábios de Gond-e-Shapur e as pesquisas de Galeno, a escola de Chartres, Euklides e tantos outros gênios através dos tempos, o fenômeno da luz foi revelando cada vez mais outros aspectos e foi a partir da camera escura que J. Kepler e René Descartes comecaram a despir a luz de sua origem sagrada tornando-a um mero systema mesuravel.

Eu aprendi na escola a física da luz, mas agora quero percorrer o caminho contrário, que pode devolver-me a essencia divina por detrás da matéria.

Nenhum comentário: