quarta-feira, 11 de março de 2009

Arte completando a criacao



Ai, que saudades de passear nos campos, florestas, rios, praia... A gente acaba se escondendo do frio, fechando as portas para os encantos do inverno.

O artista plástico Andy Goldsworthy nao fica desencorajado e sim inspirado com tudo o que a natureza tem de passageiro ou nao. Juntando pedras, folhas, gravetos, conchinhas ou gelo ele completa, exalta, extrapola, transcende as possibilidades da natureza e a transforma em arte. A fotografía completa sua criacao para que possamos participar da culminacao do seu processo criativo.
Usando apenas mareriais naturais encontrados no local da obra, esta adquire formas, cores, rítmos e nuancas que se harmonizam no contexto e com ajuda da acao do tempo, enfatiza o carater transitório em suas obras que sao, em sua maioría, de curta duracao.


Influenciado pelo misticismo característico da Escócia onde viveu muitos anos, ele procura perceber e entrar em contato com a dimensao espiritual oculta do local e esse aspecto tem importância fundamental em sua arte.

Existe um filme, documentando seu trabalho que se chama "Rivers and Tides". Quem tiver oportunidade de assistir, nao perca a chance.
Contudo, melhor ainda é entrar em sintonía com a natureza e criar tambem com pedrinhas, galhinhos, folhas, sementes, flores e tornar-se um jardineiro à completar a criacao.

Nenhum comentário: