terça-feira, 11 de novembro de 2008

Luz pequena mas preciosa


Tem tradicoes que fazem sentido, outras como colocar algodao nos pinheiros de natal para fingir que é neve... bom, fica ao teu critério julgar se faz.

Novembro aqui é tenebroso. Escuridao, frio, mês dos mortos. Das árvores, peladas pelo vento cortante que levou as folhas douradas, só resta o esqueleto que na penumbra se mostra negro, as vezes até mesmo assustador. O dia com seus matizes cinzentos e garoa fina, faz do aconchego menos prazer do que necessidade. Uma vela é quase obrigatória, mas cuidado! O vento que sopra pelas frestas pode apagá-la e sem luz as trevas e o frio penetram minando a vida.
Depressao é a consequência para muitos que se afastaram das úteis tradicoes. Elas ajudam a alimentar a chama que aquece o íntimo das pessoas e este por sua vez, espelha o que se passa no exterior. Claro que tem aquecimento, luz elétrica, sauna e solárium, mas tudo isso sao artifícios, sem as verdadeiras forcas vivificantes presentes nos elementos da natureza.

O fogo tem essa energia, a pequena vela dentro da lanterna tambem. As criancas carregam com muito cuidado essa luz no dia de Sao Martin em passeios que desafiam os ventos, a escuridao e muitas vezes o gelo. É um festejo só para os pequenos mas abencoa aos grandes que tem a oportunidade dele participar.

Conta a lenda e muitas das cancoes que embalam essas procissoes, que o santo, na época soldado romano, cavalgava numa noite gelada e no meio da estrada encontrou um mendigo morrendo de frio, partiu com a espada sua capa ao meio e deu uma metade ao pobre. Nessa noite ele sonhou com o Cristo, dizendo ter sido ele o mendigo da estrada. Os evangelhos reforcam essa mensagem citando: " o que fizeres ao menor de meus irmaos, estarás fazendo a mim".

Nao preciso ter fé para perceber a mensagem dessas imagens. Basta olhar os fenômenos da natureza para nao deixar de cuidar dessa luz pequenina e delicada mas de tanto valor. Ela ilumina e aquece o coracao das criancas que por sua vez dividem conosco a sua alegria, o mais belo elixir contra o baixo-astral desta época do ano.

Nenhum comentário: