domingo, 30 de novembro de 2008

Advento - esperando o nascimento


As estrelas, os anjos, luzes e outros símbolos estao novamente presentes em tudo quanto é lugar. Mesmo que usados com objetivo comercial, carregam em si um valor arquetípico que visivelmente atua nos coracoes e mentes, tornando muitas pessoas mais emocionais e abertas.


Aqui temos um desses símbolos nao só nas vitrines, mas caindo do céu, formando uma malha cintilante que recobre a natureza, diminuindo contrastes, unificando paisagens. Tudo parece tao limpo, de pureza glacial. Vida, só no interior da terra ou no cerne das árvores em estado latente, adormecida.


A água retorna à terra nao redonda em forma de gota mas na forma radial de estrelas. O astrônomo e matemático Johannes Kepler escreveu um ensaio "sobre a neve hexagonal" fascinado pela geometría harmônica dessa forca de cristalizacao, ele observa que todo floco de neve possue suas seis pontas mas nunca cairam dois cristais idênticos.


Com dois triângulos equilateros sobrepostos com o mesmo centro, um com uma das pontas voltada para cima e o outro com a ponta para baixo é representado o que desce do céu e o que se eleva da terra encontrando-se, permeando-se. Esse símbolo é tambem conhecido como estrela de David que nos remete ao estado de Israel, local histórico onde nasceu a crianca cujo nascimento festajamos anualmente.


Alem dos gélidos cristais de neve, essa geometría está contida em diversas flores como o lírio que possue 3 pétalas externas e 3 internas. Em inúmeras obras de arte, artistas como Raffael ou Da Vinci colocaram um lírio nas maos do Arcanjo Gabriel no momento da Anunciacao.


No alto, no meio e nas profundezas da terra encontramos semelhantes configuracoes exagonais. O quartzo, através de complicadíssimas leis físicas, se manifesta nas mais belas e cristalinas colunas com pontas piramidais de seis lados no cristal de rocha ou ainda em cores como no citrino ou na ametista.


Os princípios feminino e masculino se encontram e formam a estrela que é reconhecida como símbolo usado para representar a data em que foi dado à luz aos seres celestiais que se uniram à terra.

2 comentários:

Sacripanta disse...

Então, Soninha, você acha que deveria ser o número 6, e não o 7, que deveria ser sagrado, por representar a união do celeste e do terreno?

soniah disse...

O sete representa, evolucao. O seis harmoniza, vem mais um e surge algo de novo. Nao necessariamente fácil ou harmônico. tres de um lado, tres do outro para darem sustentacao a "crianca" do meio. Sagrados sao todos os números, cada qual a sua maneira, com suas qualidades e quantidades. O maior de todos é, no entanto, o da menor quantidade, ou seja o um.